Uma das etapas mais importantes da lavoura é a mensuração de resultados e a análise dos indicadores de produção. Afinal, é indispensável avaliar a produtividade e a rentabilidade da safra, para assim entender quais são os pontos de mudança para as safras seguintes.
Neste artigo, falaremos especificamente da importância dos indicadores de produção e quais são os principais indicadores a serem avaliados.

Qual é a importância dos indicadores de produção?
Em qualquer atividade que se faça, é indispensável avaliar os resultados e buscar maneiras de evoluir. E em uma lavoura não é diferente.
Avaliar quais ações trouxeram benefícios e quais não foram tão boas assim é fundamental para economizar e crescer. Afinal, a partir deste diagnóstico, é possível detectar as falhas e os problemas, cortar custos desnecessários, ser mais assertivo nas decisões, criar novas metas e propor melhorias.
Sem o conhecimento dos indicadores, você não consegue nortear sua atividade. Fatores que levam a atitudes errôneas e trazem prejuízos, como estratégias equivocadas/ineficazes, gastos não programados, imprevistos operacionais de maquinário, falta de estoque e muito mais.
Mas não dá para ficar dependendo de papéis e planilhas, não é mesmo? Felizmente, o uso da tecnologia chegou para alavancar essa mensuração de resultados e tornar tudo automatizado, para que o produtor foque apenas naquilo que mais importa: gerar lucro.

Quais são os principais indicadores?
Existem muitos dados disponíveis para avaliação, mas os principais deles são o tempo de conclusão das ações, a produtividade total, a rentabilidade e a produtividade por talhão.
Tempo de conclusão das ações
A agricultura é 100% dependente do clima. Portanto, perder prazos é sinônimo de prejuízo. Por isso, é preciso que o agricultor avalie o avanço das atividades em cada etapa, desde o preparo do solo até a colheita.
Produtividade total
Para calcular a produtividade total da lavoura, calcule quantas sacas foram produzidas por hectare, bem como a qualidade dos grãos produzidos.
Rentabilidade
Na sequência, é preciso avaliar os custos de produção, incluindo investimentos, para avaliar o retorno.
Reúna todas as despesas que você teve e subtraia do valor total obtido com a venda dos grãos.
Produtividade por talhão
Avaliar talhão por talhão é uma excelente estratégia para identificar quais são os pontos que te trazem mais lucro e quais demandam mais correções/investimentos para produzir.
Sem falar que também é possível verificar o histórico de pragas e doenças do local, bem como aferir qual talhão demandou mais defensivos e manejos operacionais.
Como o Plantae pode te ajudar?
O Plantae sintetiza todas essas informações em um só lugar, eliminando a necessidade de utilização de planilhas e papéis.
Por meio do nosso sistema, é possível ter uma visão 360º da lavoura. Atuando desde o plantio à colheita, nossa solução gere todas as diversas variáveis no processo, como defensivos, pragas, manutenção de máquinas e equipamentos, gestão de recursos humanos, contabilidade e financeiro; fornecendo um panorama geral de custos, estoque, produtividade e lucratividade.
E para acompanhar essas informações, o Plantae conta com um painel de registros de safras anteriores e mapa de calor que permite que você faça análises de forma simples e muito prática.
Solicite agora mesmo uma demonstração gratuita e conheça todas as funcionalidades do sistema:
☎ (66) 3545-1775
📱 (66) 99957-0553
🌎 www.plantae.agr.br