Antes de mais nada, é necessário entender que a sua fazenda é uma empresa e merece ser tratada como tal. Como todo negócio, todo o trabalho e esforço são voltados para uma finalidade: gerar lucro. E é somente por meio do fechamento de safra que se torna possível avaliar se o seu trabalho gerou lucros ou trouxe prejuízos para a empresa.

O que é o fechamento de safra?
O fechamento de safra nada mais é do que um levantamento geral e aprofundado de todas as despesas e lucros investidos/arrecadados ao longo do ciclo de produção.
Saber tudo o que foi gasto, a produtividade de cada talhão e por quanto a colheita foi vendida são informações indispensáveis. Ao finalizar a colheita, o produtor deve ser capaz de distinguir o que é lucro do que foi investimento. E isso só é possível por meio de um planejamento, que deve ser iniciado antes mesmo do plantio.
Como fazer o fechamento de safra?
É necessário fazer um balanço geral de quanto foi investido e, posteriormente, abater estes custos do que foi recebido. O produtor deve ser bem criterioso neste momento e anotar TODOS os gastos, inclusive as pequenas despesas que, muitas vezes, passam despercebidas.
Para facilitar este relatório, existem alguns passos que o produtor deve seguir.
1) Comece pelo planejamento
Com um planejamento antecipado, o produtor pode pesquisar, comparar e negociar preços, promovendo economia na aquisição de insumos, sementes e outros artigos necessários para executar o plantio da safra.
Outra vantagem do planejamento é que o agricultor pode determinar um valor mínimo de venda, pois já tem uma noção de quanto vai ser gasto para produzir a safra atual.
2) Anote todos os gastos
Faça um fluxo de caixa, ou seja, anote todas as entradas e todas as saídas. Isso engloba até mesmo aqueles pequenos gastos, como parafusos, produtos de limpeza, etc. Esse registro deve ser feito diariamente.

3) Não misture as despesas pessoais com as despesas do seu negócio
O produtor não deve unir seus gastos pessoais com os gastos da fazenda. Isso quer dizer que o dinheiro disponível no caixa da fazenda deve ser retirado apenas para despesas da fazenda. Os gastos pessoais devem ter um caixa distinto.
4) Fique de olho nas cotações
O mercado varia muito, então ficar sempre atento nos preços vigentes pode trazer muitas vantagens ao agricultor. Com o planejamento em mãos, sabendo qual é o valor mínimo para vender sua produção, o produtor rural tem condições de selecionar o melhor cenário possível para garantir uma boa margem de lucro.
5) Com tudo isso em mãos, chegou a hora de calcular
Some todas as despesas e subtraia pelo valor total adquirido na venda da safra. O valor final foi seu lucro.
Por que fazer o fechamento de safra?
É como sempre dizemos: quem quer crescer tem que ter controle. Quando o produtor cumpre todas as etapas de forma organizada, ele consegue armazenar dados que serão de grande valia para o futuro.
Afinal, com um histórico completo em mãos, é possível prever cenários futuros e antecipar possíveis problemas. Assim, o produtor pode se preparar para solucionar essas questões que podem surgir ao longo do ciclo produtivo.
Como o Plantae pode te ajudar?
O Plantae ajuda o agricultor em todas as etapas. Com ele, o produtor pode realizar o fluxo de caixa com poucos cliques, armazenar as notas fiscais, os insumos utilizados, os índices pluviométricos, informações sobre máquinas agrícolas, produtividade por talhão, despesas com funcionários e todas as informações necessárias para fazer uma gestão completa e eficiente.
No final da safra, o sistema calcula de forma automática os gastos e os recebimentos, gerando o fechamento de safra imediatamente, facilitando muito a vida do produtor rural.