Os insumos agrícolas são necessários para garantir maior produtividade e diminuir as perdas ao produtor, garantindo sua maior rentabilidade. Os principais insumos na agricultura são as sementes, defensivos agrícolas, fertilizantes, maquinários, mudas, dentre outros.

Existem três tipos de insumos agrícolas: os biológicos, os químicos e os mecânicos.
Os insumos biológicos são os produtos desenvolvidos a partir de enzimas, extratos de plantas ou micro-organismos, macro-organismos, metabólitos secundários e feromônios voltados ao controle biológico de pragas e à nutrição de plantas.
Os insumos químicos são produzidos a partir de minerais e rochas, ou produzidos em laboratório, como adubos e defensivos agrícolas.
Os insumos mecânicos são as máquinas e equipamentos que auxiliam o produtor diariamente nas atividades do plantio.
1- Defensivos agrícolas
As pragas agrícolas são organismos que causam danos e perdas nas culturas de importância agrícola. As principais pragas encontradas no ambiente agrícola são:
- Plantas daninhas: plantas que competem por água, sol e nutrientes com os cultivos comerciais;
- Insetos: causam danos diretos, por meio da alimentação, e/ou indiretos, como a transmissão de doenças em diferentes cultivos;
- Organismos patogênicos: micro-organismos que causam doenças nas plantas cultivadas, como fungos, vírus, bactérias etc.
Os defensivos agrícolas são substâncias ou misturas de substâncias químicas utilizadas para prevenir, reduzir, repelir ou inibir a ocorrência de organismos capazes de prejudicar lavouras, como as plantas daninhas, insetos e organismos patogênicos.
Os principais tipos são:
– Herbicidas: produtos que eliminam ou impedem o crescimento e proliferação de plantas daninhas. São classificados de acordo com sua atividade (contato ou sistêmico); pelo seu uso (aplicado no solo, pré-emergentes e pós-emergentes) e o modo de ação sobre a planta;
– Inseticidas ou acaricidas: produtos formulados à base de substâncias químicas ou agentes biológicos que servem para controlar a população de insetos ou ácaros em lavouras;
– Fungicidas: agentes físicos, químicos ou biológicos que auxiliam no combate aos fungos que causam danos à lavoura;
– Agentes biológicos: organismos que atuam por meio de alguma ação biológica, como parasitoides (que parasitam pragas e reduzem sua população), predadores (que utilizam pragas como presa) e entomopatógenos (que são patogênicos aos insetos praga).
Os defensivos agrícolas são o segundo item mais importante e mais utilizado nas lavouras, perdendo apenas para os fertilizantes.
Por isso, é necessário que seja realizado o planejamento de compras, a pesquisa dos preços de produtos adequados para o manejo das pragas na lavoura, levantados pelas amostragens em campo.
No Brasil, a venda de agrotóxicos é controlada, onde o comprador deve apresentar um receituário agronômico assinado por um engenheiro agrônomo, após uma vistoria detalhada da lavoura.
2- Fertilizantes
Fertilizantes são substâncias minerais, orgânicas, naturais ou sintéticas que fornecem um ou mais nutrientes vegetais. Podem ser aplicados ao solo ou diretamente nas plantas e têm a função de aumentar a produtividade na propriedade.
São classificados quanto à forma (em pó, granulados, etc.), aos nutrientes (nitrogenados, fosfatados, potássicos e mistos) e à concentração (baixa, média ou alta).
Possuem como função a reposição dos nutrientes retirados do solo em cada colheita, com o objetivo de manter ou aumentar o potencial produtivo da área.
Os elementos mais importantes na produtividade são o nitrogênio (N), o fósforo (P) e o potássio (K).
Os fertilizantes são insumos básicos para o incremento da produção agrícola, e o Ministério da Agricultura fiscaliza a produção e a comercialização desses produtos.
Existem três tipos de fertilizantes:
· Fertilizante mineral: produto de natureza mineral, natural ou sintético, obtido por processo físico e/ou que irá fornecer um ou mais nutrientes de plantas.
· Fertilizante orgânico: produto de natureza orgânica. São obtidos de forma natural e podem ser provenientes de materiais animais ou vegetais.
· Fertilizante organomineral: produto consiste da mistura ou combinação de fertilizantes minerais e orgânicos.
3- Sementes
A semente é um dos insumos mais importantes de uma lavoura. A semente comercial é produzida dentro de padrões de qualidade que asseguram ao produtor o melhor desempenho do cultivo, potencializando os benefícios de outros insumos, como os fertilizantes e defensivos.
A utilização de sementes com alta qualidade genética, física e fisiológica é fundamental na obtenção de resultados satisfatórios em culturas de importância econômica.
O componente genético é relacionado com características da cultivar, produtividade, resistência a pragas e doenças, entre outras.
O componente físico está relacionado com a condição da semente, teor de umidade, tamanho, cor, formato, densidade, uniformidade, dentre outras.
O componente fisiológico é o potencial de germinação e vigor das plantas, influenciado por diferentes fatores do ambiente.
As mudas e sementes são regulamentadas e têm controle do Ministério da Agricultura, Pecuária e Ambiente (MAPA).
Para a coleta de informações, é necessário sempre anotar algumas informações, tais como: variedade da cultivar, a origem da semente, a quantidade utilizada na produção, os preços, o tipo de solo da área, a produtividade do cultivo, o espaçamento entre plantas e linhas, entre outras variáveis que são essenciais para o registro nos custos e para análise técnica dos indicadores, incluindo questões relacionadas com a resistência a doenças e sua relação com os agrotóxicos utilizados.
Para efeito do registro, o custo é o produto resultante entre a quantidade do insumo pelo preço da muda ou semente.
Como se organizar para a compra de insumos para a lavoura?
Existem diferentes tipos de negociações para a compra de insumos. Uma das mais utilizadas é o crédito rural, que consiste em recursos financeiros destinados a produtores rurais, por meio de órgãos públicos e estabelecimentos de crédito particulares.
Outro tipo de negociação é a modalidade “Barter” que possibilita ao produtor a aquisição de insumos antes da safra em troca do pagamento pós-safra, com o próprio produto produzido na fazenda.
Primeiramente, é necessário fazer o levantamento dos insumos necessários antes do início da safra.
É importante a organização do estoque na fazenda por meio de planilhas eletrônicas ou outro método escolhido. Assim, ficará mais fácil na hora de determinar a quantidade e quais insumos que precisam ser comprados.
Além disso, também há softwares e aplicativos que ajudam na coleta e na análise dos dados.
É importante sempre comparar os gastos com os insumos na safra anterior e a produtividade final, para usar como base para a compra dos produtos para a próxima safra!
Outra dica importante é sempre realizar o orçamento com diferentes fornecedores, para, assim, estabelecer o melhor custo/benefício e a melhor compra!
Lembre-se de que às vezes o barato sai caro e, para uma melhor produtividade e manejo adequado de pragas e doenças, é melhor investir em produtos de qualidade, mas que irão garantir maior rentabilidade posteriormente.
Como o Plantae pode te ajudar?
Com o Plantae fica muito mais fácil organizar todos os itens que você estoca no seu armazém: sementes, fertilizantes, defensivos, peças, combustíveis e muito mais.
Basta um clique para cadastrar e monitorar produto, quantidade, fornecedor, cultura, preço e outros itens importantes para o funcionamento adequado da sua propriedade.
Sem falar que, caso você transfira algo do estoque de uma propriedade para outra, basta acessar a aba “transferência de estoque” e selecionar os produtos que serão destinados para a outra fazenda.
Além de armazenar e reunir todas as informações referentes à propriedade em um só sistema, o Plantae te dá uma visão 360° da fazenda, o que permite a melhor tomada de decisão.
Se você precisa melhorar a gestão da sua lavoura, ter mais controle e segurança em todos os processos, conte com essa poderosa ferramenta.
Entre em contato com um de nossos especialistas pelo WhatsApp: (66) 99957-0553 e solicite uma apresentação gratuita.
Gostou dessa matéria e quer saber mais sobre a compra e o uso de insumos agrícolas? Deixe um comentário!