Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Agricultura 4.0

As maiores preocupações para os próximos 50 anos estão ligadas a água, energia, pobreza, ambiente e alimentos. Um fato que é inegável é que a agricultura está se modernizando, mas a oferta de alimentos será equivalente à demanda do futuro?

Em grandes cidades, longe do campo, a ideia que a agricultura é uma atividade “ultrapassada e nada tecnológica” ainda é bem presente. A chamada agricultura digital, agora conhecida como Agricultura 4.0 é uma transformação tecnológica, que traz diversas “alternativas tech” para problemas que o produtor enfrenta no seu dia a dia. 

A agricultura 4.0 utiliza métodos computacionais de alto desempenho, comunicação máquina para máquina , rede de sensores, conectividade entre dispositivos móveis, nuvem, e soluções analíticas para processar grandes volumes de dados, construindo assim, sistemas de suporte para que a tomada de decisão de manejo seja mais eficiente.

Mas o que o Agro 4.0 tem de importante nessa crise?

Grandes e pequenas empresas investem para que seus produtos e serviços sejam cada vez mais efetivos buscando soluções para os grandes problemas agrícolas, visando sempre ajudar o produtor rural a aumentar sua produtividade e movimentar o agro. Essas tecnologias estão sendo cada vez mais empregadas nas fazendas, possibilitando que o produtor rural tenha mais controle e segurança de suas decisões.

Soluções como maquinário automatizado, sistemas de gestão de insumos, mapeamento da área de plantio que analisam condições da lavoura já são comuns e se desenvolvem dia a dia. 

Tecnologias como as que citamos, podem ser (e são) grandes aliadas do produtor diariamente, e mais ainda em momentos de crise. Decisões assertivas e controle total da propriedade asseguram que o produtor fique firme quando a economia não está a seu favor, fazendo com que a grande máquina chamada agricultura não pare, mesmo que a situação seja caótica. 

Com a chegada da pandemia o uso da tecnologia e das soluções que tornam o agro ‘tech’ se faz mais necessário e viável, mostrando seu verdadeiro valor. 

Seja o/a primeiro/a a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *