Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Nota Fiscal Eletrônica para Produtor Rural

A nota fiscal eletrônica do produtor rural, também conhecida como NF-e é obrigatória desde 1º de julho de 2019 nos Estados de Mato Grosso e Bahia, algumas dúvidas ainda são muito comuns para alguns produtores rurais por ser ainda muito recente.

Para a contadora Ana Maria Rodrigues (Escritório Contábil Contática) que atua com contabilidade rural no município de Sorriso, a nota fiscal eletrônica é um grande avanço. Tanto para o produtor, quanto para o contador, como para o governo, que tem o objetivo de diminuir a sonegação e aumento da arrecadação, com facilidade ao cruzar as informações de documentos fiscais.

Os maiores problemas da nota fiscal de bloco/manuais eram, extravio de notas, uso de bloco de notas vencidos, notas rasuradas e/ou ilegíveis, entrega das notas fora do prazo e até esquecimento de emissão das notas.

Na versão eletrônica a NF-e é necessário adicionar alguns códigos de impostos e alíquotas como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e outros códigos de classificações de mercadorias, como o por exemplo NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul)

Códigos de impostos e alíquotas devem ser informados para emissão NF-e para Produtor Rural

O padrão da nota fiscal eletrônica segue o modelo definido pela Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) que coordena a reunião dos Secretários de Fazenda dos Estados para discussão e aprovação de isenções e demais incentivos fiscais do ICMS.

Veja também: NF-e para Produtor Rural, o que é?

Segundo Ana, no início da transição da nota de bloco para nota eletrônica, muitos empresários rurais reclamaram bastante, mas com o tempo, e tendo acesso a um sistema eletrônico que facilita o processo quase todos já estão adaptados à nova realidade, e já perceberam as vantagens da emissão da nota eletrônica.

Os maiores benefícios são: a fácil confecção da nota; informações padronizadas; redução no uso de papel; envio rápido do documento sem precisar sair da propriedade rural; facilidade de armazenamento de dados fiscais e tributários.

O Plantae Gestão Agrícola é uma plataforma online para gestão da fazenda, e já possui o módulo de emissão de NF-e para Produtor que integra soluções em gestão rural. A emissão é feita em poucos cliques e de maneira extremamente simples, dentre as principais vantagens da emissão feita no Plantae Gestão Agrícola estão: preenchimento correto e facilitado dos dados da NF-e; envio instantâneo do xml via e-mail; possibilidade de download de XML e Danfe por período entre datas; cumprimento da legislação para evitar penalidades.

Para saber mais os sobre o Plantae Gestão Agrícola acesse: www.plantae.agr.br

Para os pequenos produtores que ainda não querem uma gestão mais completa, mas somente emitir NF-e para Produtor Rural, há uma plataforma online chamada de NF-e Rural , que fornece um teste grátis por 7 dias e emissão de até 20 notas, optando pela assinatura mensal é fornecido gratuitamente 40 notas grátis todos os meses (não cumulativas) além de poder contratar pacotes de notas adicionais. O NF-e Rural, assim como o Plantae Gestão Agrícola, tem entre seus pontos fortes: o arquivamento das Notas Fiscais por como previsto na Legislação, agilidade nos cadastros que tornará rápida a emissão das notas.

Para saber mais sobre o NF-e Rural acesse: www.nferural.com.br

Os comentários estão fechados.