Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

E-book Livro Caixa Digital Produtor Rural (LCDPR)

O Livro Caixa do Produtor Rural (LCPR) é um documento utilizado para controlar as atividades financeiras de uma propriedade rural. O documento pode ser em papel, planilha Excel ou software que possua esse recurso. Data, histórico, entradas, saídas e saldo final são os elementos que compõem o livro caixa.

Caso a escrituração da LCPR não tiver sido feita, será aplicada uma multa de 20% da receita bruta. A escrituração deve ser realizada mensalmente seguindo a sequência cronológica de datas.

O produtor rural que tiver faturamento igual ou superior a R$ 3.600.000,00 por período deve entregar a partir de 2019 um documento digital contendo a LCPR. O período de início do livro caixa utiliza o saldo do período anterior e ao preenche-lo é importante que seja feito de ordem cronológica, transação a transação e os documentos relacionados devem ser arquivados de maneira que seja fácil uma futura consulta.

A não entrega da LCPR têm penalidade de 1,5% a 3% do valor das transações comerciais ou das operações financeiras e estão descritas na Medida Provisória no 2.158-35, de 24 de agosto de 2001.

Os comentários estão fechados.